AQUIDAUANA 129 ANOS: Cipolândia ganha escola totalmente reformada para alegria da comunidade

Abrindo as atividades em alusão aos 129 anos de Aquidauana, foi realizada na manhã desta quarta-feira (11) no distrito de Cipolândia, a solenidade de entrega da reforma da Escola Municipal Ada Moreira Barros e autorização de licitação da obra de construção da Praça de Cipolândia.

O ato contou com a presença do prefeito Odilon Ribeiro, da secretária municipal de Educação, Wilsandra de Lima Béda, diretora da escola Ada Moreira Barros, professora Eliete Aparecida Alves Carvalho, dos vereadores Wezer Lucarelli (presidente da câmara), Nilson Pontin,  Everton Romero, Sargento Cruz, Humberto Torres, Marquinhos Taxistas, Anderson Meireles, Reinaldo Kastanha e Tião Melo.
Ao longo da sua gestão, o prefeito Odilon Ribeiro, em conjunto com toda a sua equipe gestora e com o apoio da Câmara Municipal de Aquidauana, tem trabalhado priorizado investimentos primordiais para melhorar e qualificar a oferta do ensino em todos os centros municipais de educação infantil e nas escolas municipais, seja na zona urbana, distritos, escolas pantaneiras e nas escolas indígenas.
A Escola Municipal Ada Moreira Barros, no distrito de Cipolândia, foi fundada em 17 de maio de 1990, atualmente tem 31 anos de funcionamento. A escola recebeu esse nome em homenagem a senhora Ada Moreira Barros, mãe do Sr. Oscar Barros Filho, que na época era vice-prefeito de Aquidauana.
Em julho de 1995, a escola foi ampliada, ganhando a quadra de esportes, em 1996 recebeu o cercamento com o alambrado e, desde então, não tinha mais recebido nenhuma reforma em sua estrutura física. Era uma grande carência e frequentemente a comunidade do distrito pedia por essa reforma.

A reforma da Escola Municipal Ada Moreira Barros, teve início no primeiro semestre de 2020 e finalizada no 1º semestre de 2021. Foram investidos cerca de R$ 344 mil com recursos próprios da prefeitura aplicados em: substituição do piso e do forro de toda a escola, reformas dos banheiros, da cozinha e da quadra de esportes, correções de problemas de infraestrutura (rachaduras), construção de uma nova entrada com acessibilidade, novas instalações elétricas e hidráulicas em toda a escola e instalação dos extintores, colocando em prática o projeto de prevenção a pânico e incêndio.

Vale lembrar que, antes de 2017, nenhuma das escolas municipais tinham o projeto de “prevenção a pânico e incêndio”. Ciente da necessidade deste investimento em segurança escolar, o prefeito Odilon Ribeiro, determinou que em todas as unidades escolares que estão sendo reformadas pela prefeitura, passem a ter o referido projeto, para que o Corpo de Bombeiros possa dar o alvará e garantir maior segurança da comunidade escolar.

O prefeito Odilon, durante sua fala, disse da satisfação e felicidade de estar entregando a escola totalmente reformada. “Eu devo isso a toda minha equipe, aos vereadores e a população.  A cada obra inaugurada, compartilhamos com vocês o sucesso do nosso trabalho em equipe, Executivo, Legislativo e a população juntos, com a pacificação dos partidos políticos alinhados e participando da administração, a nossa gestão vem fazendo a diferença na vida da comunidade”, afirmou.

O prefeito também falou que um dos sonhos e objetivo a ser alcançado em sua gestão, é fazer de Aquidauana uma cidade moderna que gera emprego e desenvolvida. “Quero que a educação seja o carro chefe de todo esse desenvolvimento que buscamos para o município”, destacou.

Nesse sentido, o prefeito Odilon anunciou que lançará no dia 14 de agosto, véspera de aniversário de Aquidauana, um novo projeto denominado “Avançar Educação”, que terá investimentos de mais de R$ 4 milhões de reais, para reforma de mais de 10 prédios escolares. Também dentro do “Avançar Educação” serão oferecidos aos profissionais da educação capacitações, formações continuadas e outras qualificações para atender a demanda educacional do município.

A secretária de educação, Wilsandra Beda, durante o uso da palavra, destacou uma passagem da bíblica que diz: “O dia de hoje traz a memória aquilo que nos dá esperança (Lamentações 3.21)”. “A nossa expectativa é otimista diante da realização daquilo que se almeja nesta gestão em favor da educação. É o sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja”, disse a secretária.

A gestora da Educação, Wilsandra  também agradecendo ao prefeito e sua equipe pela reforma da Escola Ada Moreira Barros, como investimento importante na valorização da educação municipal. “Vamos construir juntos um sistema educacional forte e com resultados positivos para nossa comunidade”, finalizou Wilsandra.

O presidente da Câmara Wezer Lucarelli apontou a importância da reforma que reflete na valorização dos profissionais da educação e da comunidade local e colocou a Câmara Municipal à disposição da prefeitura e da população.

“Temos total transparência com os recursos públicos, temos extratos bancários diários publicados e relatórios dos vereadores publicados mostrando seus trabalhos. A Câmara Municipal está à disposição da gestão e da população para mais projetos e investimentos, sobretudo, na educação, pois as crianças são o futuro do nosso país”, pontuou o presidente do legislativo, Wezer Lucarelli.

Já o vereador Nilson Pontin, ao discursar representando a comunidade de Cipolândia, falou que é o momento de muita alegria, porque o prefeito fez o compromisso com a população do distrito para a prefeitura reformar a escola.

“Além da reforma total, a escola ganhou novas carteiras. Hoje, as instalações elétricas possibilitam o uso dos ares-condicionados. Temos uma escola à altura para atender as nossas crianças. Nossos professores e funcionários têm orgulho de vir trabalhar. Essa obra é muito importante para a qualidade da nossa educação”, destacou.

O vereador Nilson Pontin também adiantou que haverá um recurso de emenda do deputado Márcio Fernandes com uma contrapartida da prefeitura, que serão aplicados na compra de um veículo para atender as pessoas de Cipolândia que precisam ir até a sede do município para consultas médicas e exames.

Na solenidade de inauguração, os professores e alunos do Ensino Médio da escola se apresentaram, comemorando a entrega da escola e cantando a música: Vivendo no Mato, do Trio Parada Dura. Também prestigiaram a solenidade em Cipolândia, os secretários municipais: Ernandes Peixoto de Miranda (Finanças), Ronaldo Ângelo de Almeida (Planejamento e Urbanismo), Marluce Luglio (Administração), Archibald Joseph-Mac (Obras), Wanderlei Mariano (Meio Ambiente), Naiara Nogueira (Produção), Marcos Chaves (Assistência Social), Cláudia Franco (Saúde), Youssef Saliba (Cultura e Turismo) e Wellington Moresco (FEMA); equipe de gabinete municipal, membros da Associação de Pais e Mestres da Escola (APM) e moradores do distrito.

Fonte: AGECOM